quarta-feira, 15 de junho de 2016

SEMINÁRIO NACIONAL REÚNE COOPERATIVAS DO SETOR EM MINAS GERAIS


Mais de 80 pessoas participaram, nesta terça e quarta-feira (14 e 15/06), do Seminário Nacional de Transporte Cooperativo, promovido pelo Sistema OCB na sede do Sistema Ocemg, em Belo Horizonte.
Na abertura, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucatto, destacou o crescimento exponencial do ramo, ocorrido principalmente pela forma de organização e participação dos seus dirigentes. Ele também ressaltou a importância de serem viabilizadas estruturas racionais que visem à redução de custos e possíveis fusões e incorporações, fazendo com que essas estruturas sejam mais eficientes e, por consequência, gerem melhores resultados para os cooperados.


Mesa – Também compuseram a mesa de abertura, o coordenador nacional do Ramo Transporte, Abél Paré, o coordenador estadual de Minas Gerais, Evaldo Matos, e o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, representando o presidente da entidade, Márcio Lopes de Freitas. Nobile lembrou que o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, foi indicado como diretor responsável pelo Ramo Transporte, segundo a nova estrutura de governança e de trabalho da OCB, e registrou do empenho que as unidades estaduais estão envidando para o desenvolvimento do segmento.


Inovação – Na parte da manhã desta terça-feira, foi realizada uma apresentação com o tema “Inovação – Uma escolha estratégica”, ministrada pelo professor Leonardo Araújo, da Fundação Dom Cabral. Em seguida, foi realizado um painel para debater “Tecnologia e o cooperativismo de transportes”. Na oportunidade, o Paraná foi representado pelo diretor comercial da Aerotáxi, Aristeu Pichorim, que discorreu sobre os aplicativos para cooperativas de táxi. Ele também ressaltou do apoio recebido do Sescoop/PR na profissionalização da gestão.


Bandeira única – O painel foi finalizado com a apresentação conceitual do projeto Bandeira Única, que visa englobar todas as cooperativas de táxi sob uma plataforma tecnológica e facilitar o acesso a compras de insumos e ampliação da carteira de clientes.


Tarde – Na parte da tarde, o painel sobre “A importância da harmonização de processos nas cooperativas de transporte” apresentou a forma de elaboração do Manual Contábil, Operacional e Tributário do Ramo. O coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sistema Ocepar, João Gogola Neto, discorreu sobre as necessidades e a importância dos manuais para as cooperativas de transporte de cargas.


Lançamento – O Sistema OCB também realizou o lançamento da versão digital de uma série de manuais voltada às cooperativas brasileiras dos ramos Transporte e Agropecuário. Seu conteúdo permite orientar os profissionais das cooperativas e os prestadores de serviço, contribuindo para o estabelecimento de padrões nos processos contábil, tributário, fiscal e operacional, garantindo, desta forma, o atendimento às legislações específicas. O trabalho foi desenvolvido com o apoio de um Grupo Técnico constituído especialmente para a elaboração destes manuais e contou com a participação de representantes de todas as regiões do país, além da realização de visitas técnicas às cooperativas para compreender seu modus operandi no atual cenário produtivo. Para acessar, clique aqui.


Paraná – No Paraná, o Manual do Ramo Transporte será oficialmente divulgado a contadores e gestores de cooperativas no Fórum de Dirigentes de Cooperativas de Transporte Paranaense, que será realizado no dia 07 de julho, em Mariópolis, Sudoeste do Estado. Fonte Paraná Cooperativo