quinta-feira, 3 de agosto de 2017

CNH DIGITAL

Com a aprovação do Conselho Nacional de Trânsito, os motoristas poderão apresentar a Carteira Nacional de Habilitação no SMARTPHONE.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou na última terça-feira (25/07) a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), que estará disponível a partir de fevereiro do próximo ano. Quem tem Certificado Digital ICP-Brasil poderá solicitar a CNH digital no site do Denatran, já os motoristas que não tiverem, deverão se dirigir ao Detran. Mais quais são os benefícios dessa novidade?
Os principais benefícios estão relacionados à comodidade e à segurança. Os motoristas interessados nesse novo modelo poderão solicitá-lo a qualquer hora e em qualquer lugar, sem ter que fazer agendamentos prévios ou enfrentar filas. Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign, explica que realizar o processo de requisição pela internet é tão seguro quanto o presencial. "O uso do Certificado Digital ICP-Brasil, que é exigido no pedido on-line, garante a autenticidade e integridade das informações".
Cosentino também esclarece que a CNH Digital é protegida contra a adulteração por conta do uso do Certificado do requerente, nos casos das Carteiras solicitadas pela internet, e do emissor, nos casos das solicitações presenciais no Detran. Ou seja: a fraude de identidade também é inibida com a versão eletrônica, o que é bom para os órgãos reguladores e o próprio motorista.
A versão digital ainda promete ajudar os "esquecidos", porque pode ser armazenada no celular. Dessa forma, o motorista pode ser identificado, mesmo quando esquecer a carteira, por exemplo, diminuindo os riscos de multa e de pontos na CNH.
Quem pode ter a CNH-e?
A CNH digital somente poderá ser emitida para quem tiver o novo modelo de CNH impressa, que começou a ser distribuída em maio deste ano com um QR Code, o código que será utilizado pelos agentes de trânsito para conferir a autenticidade das informações na versão digital. FONTE CERTISIGN